Os rendimentos auferidos com aluguel de ações, quando você detentor dos ativos, empresta seus ativos a um terceiro (BTC Doador) e recebe uma remuneração por esse empréstimo. Estes rendimentos possuem a mesma tributação de ativo de Renda Fixa, uma vez que seguem a tabela regressiva do IR e são retidos na fonte pela B3, ou seja, o investidor não precisa se preocupar em recolher a DARF.
Rendimentos Recebidos com BTB – Doador
Na sua área logada em Financeiro > Informe de Rendimentos > BTB Rendimentos com Aluguel Recebidos, você encontra um relatório complementar que traz todos os rendimentos recebidos com aluguel doador de seus ativos.
Você deve informar todos os valores líquidos recebidos das companhias abertas, informando de forma separada a razão social e o CNPJ de cada uma das fontes pagadoras conforme abaixo:
BTB Doador – Ativos Cedidos
Aqui falamos dos ativos do Mercado à Vista, que permanecem cedidos na virada do ano calendário. Não é necessário fazer nenhuma declaração adicional, basta manter seus ativos declarados em Bens e Direitos, como explicado anteriormente em Ações, ETFs entre outros.
BTB – Tomador – Ativos em Custódia
Aqui falamos de todos os ativos do Mercado à Vista oriundos do aluguel que permanecem vigentes em sua custódia na virada do ano calendário.
Você deve declarar esses ativos em “Bens e Direitos” conforme abaixo:
> No campo “Grupo”, selecione o código 03,” Participações Societárias”.
> No campo “Código”, selecione o código: 01 - Ações (Inclusive as listadas em bolsa);
> No campo “Localização (País)”, selecione 105 – Brasil;
> No campo “CNPJ”, utilize o CNPJ da companhia, que pode ser consultado no link abaixo.
> No campo “Discriminação”, digite uma descrição contendo a quantidade de ações em 31/12/2021, código de negociação, a razão social da empresa, em qual corretora os ativos estão custodiados e acrescente a informação de que são ativos provindos de Aluguel (BTB Tomador).
Você pode consultar aqui o nome completo e CNPJ das companhias.
> No campo “Situação em 31/12/2021”, você deve informar a quantidade de ações (você encontra a quantidade em seu Informe de Rendimento na aba “Custódia”) multiplicadas pelo valor de aquisição das ações e não pelo seu valor atual.
BTB – Tomador – Ativos Vendidos
Aqui falamos de todos os ativos do Mercado à Vista oriundos de aluguel que não aparecem em sua posição de custódia em 31/12/2021, ou seja, esses ativos estão vendidos e o aluguel permanece ativo, ou seja, o investidor tomador possui a obrigação de devolver os ativos ao doador quando o contrato de aluguel for liquidado.
Você deve declarar esses ativos em “Dívidas e Ônus reais” conforme abaixo:
> No campo “Código”, selecione o código: 16 - Outras dívidas e ônus reais;
> No campo “Discriminação”, digite uma descrição contendo a quantidade de ações em 31/12/2021, código de negociação, a razão social da empresa, em qual corretora os ativos estão custodiados e acrescente a informação de que se trata de uma posição vendida oriunda de Aluguel (BTB Tomador).
Você pode consultar aqui o nome completo e CNPJ das companhias.
> No campo “Situação em 31/12/2021”, você deve informar a quantidade de ativos vendidos multiplicados pelo valor da venda e não pelo seu valor atual.
Pronto!
Agora você já pode Declarar BTBs no Imposto de Renda,
mas antes disso, gostaríamos de dizer que nós, equipe Vitreo, estaremos sempre de braços abertos para qualquer dúvida que surgir. Não hesite em fazer contato conosco, estamos a disposição por meio dos nossos canais de comunicação (chat, WhatsApp e telefone).
E lembre-se que todos os investimentos estão sujeitos a riscos. Não se esqueça de se certificar dos riscos e que o investimento faz sentido para o seu perfil antes de investir.
Até breve 😊