São produtos básicos (como a madeira, café, petróleo e dólar) e de grande importância pois funcionam como matéria-prima para fabricação de outros produtos. Seu consumo é mundial e em razão disso, os commodities são vistos como uma maneira de investir – haja vista que são consumidos em larga escala e com uma variação de preços – por isso, são negociados na bolsa de valores brasileira e de muitos outros países.
Os quatro tipos de commodities
Com a exceção das tarifas portuárias, custos de exportação, logística e fatores do macroambiente, não existe diferenciação no preço de commodities de local para local e nem de produtor para produtor.
Apesar disso, existe uma diferenciação de quatro tipos de commodities, você já conhece todas elas?
Commodities agrícolas – estão ligadas ao agronegócio, alguns exemplos como: milho, soja, açúcar, algodão e trigo;
Commodities ambientais – são todos os bens que produzimos a partir de recursos naturais, como: água e geração de energia;
Commodities financeiras – são títulos públicos e moedas que podem ser considerados commodities a exemplo: títulos do Tesouro Direto, dólar, real e euro;
Commodities minerais; - são recursos ligados à metais diversos, minerais e energia, sendo: ouro, minério de ferro, etanol e petróleo;
Commodities brasileiras, quais são e como investir?
O agro não é tudo, mas seus produtos estão em posição de destaque entre as principais commodities brasileiras. A sua justificativa está ligada a dois grandes fatores: a tamanha extensão do Brasil – consequentemente a divergência de climas e biomas no nosso ecossistema, que nos permite produzir uma gama de variedade. O outro ponto é a abundância de recursos naturais no território brasileiro.
Entre os principais players mundiais do mercado de commodities, o Brasil se destaca sendo forte tanto na produção como na exportação, em razão, disso, a variação da sua cotização impacta bastante na economia nacional. Também como consequência dessa forte potência brasileira, temos um mercado bem movimentado e que apresenta boas oportunidades para investidores.
Aqui no Brasil para você investir no mercado de commodities, você precisa ter uma conta em uma corretora, colocar o seu dinheiro na conta e investir por meio de contratos no mercado futuro. Isso significa que ao negociar um contrato de açúcar, você não vai receber as sacas do produto, e sim o retorno com a variação do preço negociado previamente.
Ficou confuso?
Nós da Vitreo recomendamos que você estude e avalie antes de tomar qualquer medida. Por isso, preparamos um conteúdo bem completo sobre Mercado futuro, para isso, é só clicar em um dos artigos a seguir:
Você sabe o que é o Mercado Futuro?
Como investir em Mercado Futuro?
Você sabia que existem horários para as negociações do Mercado Futuro?
Pronto!
Agora você já pode investir em commodities aqui na Vitreo,
mas antes disso, gostaríamos de dizer que nós, equipe Vitreo, estaremos sempre de braços abertos para qualquer dúvida que surgir. Não hesite em fazer contato conosco, estamos a disposição por meio dos nossos canais de comunicação (chat, WhatsApp e telefone).
E lembre-se que todos os investimentos estão sujeitos a riscos. Não se esqueça de se certificar dos riscos e que o investimento faz sentido para o seu perfil antes de investir.
Até breve 😊