Sabemos que a Oferta Pública Inicial é uma maneira da empresa captar recursos no mercado. Enquanto em Renda Variável, você está se tornando sócio da empresa que emite ações, na de Renda Fixa você, comprador, é um credor. Ou seja, você está emprestando o seu dinheiro para a empresa, para, no futuro, receber esse valor corrigido a uma taxa.
A diferença entre Ofertas Públicas de Renda Fixa e de Renda Variável se dá no tipo do investimento. No caso de Renda Variável existe a Oferta Pública de ações, fundos e ETFs, sendo todos negociados na bolsa, enquanto em Renda Fixa as Ofertas Públicas ocorrem via debêntures, CRIs e CRAs e são negociadas em mercado de balcão.
Por conta das diferenças no tipo de ativo, o procedimento de bookbuilding em Renda Variável é feito com base no preço que você quer pagar por quantidade, enquanto em Renda Fixa, é com base na sua remuneração ou taxa.
Em ambas, você poderá incidir o rateio do volume solicitado, variando com base na demanda da oferta.
Abaixo fizemos uma tabela com as diferenças entre o IPO de Renda Fixa e Renda Variável;
Pronto!
Agora você já pode investir no IPO em Renda Fixa,
mas antes disso, gostaríamos de dizer que nós, equipe Vitreo, estaremos sempre de braços abertos para qualquer dúvida que surgir. Não hesite em fazer contato conosco, estamos a disposição por meio dos nossos canais de comunicação (chat, WhatsApp e telefone).
E lembre-se que todos os investimentos estão sujeitos a riscos. Não se esqueça de se certificar dos riscos e que o investimento faz sentido para o seu perfil antes de investir.
Até breve 😊