Os Certificados de Operações Estruturadas, COE, conhecidos nos mercados americanos e europeus como “notas estruturadas”, traz maior diversificação aos seus investimentos.
Eles são uma opção de investimento que combinam elementos de Renda Fixa e Renda Variável, utilizando-se da segurança de investimentos em Renda Fixa com a possibilidade de maior de rentabilidade dos investimentos em Renda Variável.
O COE é emitido por um banco, similar ao que acontece com os CDBs, é um produto cujo intuito é a captação de recursos para financiar suas atividades. Diferente dos CDBs, este é um produto que não conta com a garantia do FGC, dessa forma o principal risco envolvido na operação é o Risco de Crédito do emissor, que nada mais é que o rico da instituição financeira não honrar com as obrigações deste “empréstimo”.
Ao emitir um COE, ocorre a combinação de um título de crédito ligado a uma referência indexadora, que pode ser taxa de juros, ativos, commodities, câmbio... Mais a segurança de você investidor não ter perda ou ter uma perda mínima.
Vou te explicar como funciona: ao investir em um COE temos uma data de vencimento e de reserva pré-estabelecida e na data do vencimento o resultado do ativo indexado for negativo, você investidor recebe apenas o valor principal investido, mas caso o ativo indexador tenha o resultado for positivo, você recebe o valor investido + a rentabilidade do período.
Existem dois tipos de COEs, são eles:
COE de Capital protegido - possibilidade de ganhar sem perder o que investiu, sendo que o investidor sempre irá receber, na data de vencimento, no mínimo o valor investido, mesmo que o ativo indexador tenha desempenho negativo.
COE de Capital em risco - possibilidade de perda no valor investido.
Quer investir em COE?
Clique aqui!