Toda vez que você investe por meio do VTrade, realizando uma compra ou venda, você emite uma ordem, ou seja, uma intenção de negociar um determinado ativo, por um determinado preço.
Mesmo quando você emite uma ordem, ordenando uma compra ou venda, não significa que ela seja executada, vamos explicar mais detalhadamente.
O que é Ordem Enviada e Ordem Executada
Quando você entra no VTrade e escolhe o ativo que deseja vender ou comprar, você deve preencher a boleta, ao finalizar a boleta você emite a ordem. Ao emitir a ordem, ela passa a ser denominada “Ordem Enviada”.
“Ordem Enviada” significa que sua ordem está disponível na bolsa de valores para os demais investidores verem, se algum investidor se interessar e quiser fechar o negócio no seu preço sua ordem, ele irá comprar ou vender ela, passando sua ordem a ser denominada “Ordem Executada”.
A Ordem executada no VTrade tem custo zero, pela Vitreo. Porém, os custos da Bolsa de Valores, que você investidor paga operando por qualquer plataforma, estão mantidos. Esta taxa é paga diretamente à B3, constando em sua nota de corretagem ao final do dia.
Para saber mais sobre as tarifas da B3, clique aqui.
Percebe que a ordem ao ser enviada não tem garantia que ela será executada, por isso, é importante que o investidor fique atento ao mercado, em especial no book de ofertas e aos preços ofertados.
O que é Ordem Limitada
Quando você vai negociar na bolsa de valores, você deve preencher uma boleta, nesse momento você deve escolher o preço de emissão da ordem, ou seja, delimitar o preço máximo que aceita comprar, ou mínimo que aceita vender, por isso sendo chamada de “ordem limitada”.
O que é Ordem A Mercado
Uma alternativa na hora que precisar escolher o preço do ativo é selecionar a opção “A mercado”, quando você escolhe essa opção significa que sua ordem será executada no melhor preço disponível naquele momento, comprando do melhor vendedor, ou vendendo para o melhor comprar, que naquele momento estão disponibilizando no melhor preço.
É importante entender esse mecanismo por conta de ele acabar influenciando no preço da ordem a ser enviada e a ordem a ser executada. A bolsa de valores é especulativa e no momento em que é enviada uma ordem a mercado, o último valor negociado é replicado sendo que os investidores que forem emitir uma ordem, poderão se basear nesse valor nas próximas negociações.