- O que é Aluguel de Ações ou Empréstimo de Ativos?
É uma operação que permite ganhos em cima de uma carteira de ativos (ponta doadora) e/ou permitem que os investidores apostem na queda dos ativos, operando em um mercado de baixa (ponta tomadora). Sendo assim, a ponta doadora coloca seus ativos disponíveis para serem alugados na B3, e a ponta tomadora pega esses ativos emprestado pagando uma taxa de “aluguel”. Toda a operação é realizada no ambiente da B3 (Bolsa de Valores).
- Como funciona o Aluguel de ações ou Empréstimo de Ativos?
A ponta doadora busca rentabilizar a sua carteira através do empréstimo de seus ativos por uma taxa e prazo previamente acordados, onde ao final do contrato ou renovação do mesmo, esta ponta doadora receberá sua remuneração descontada de IR (Imposto de Renda), e manterá o direito sobre todos os eventos que possam ocorrer com o ativo.
Já a ponta tomadora aposta na queda do ativo objeto do empréstimo, vendendo o ativo hoje para recomprá-lo mais barato posteriormente. Tal prática é conhecida no mercado como a “venda a descoberto”. A ponta tomadora é responsável por pagar uma taxa durante o período de aluguel do ativo ao doador e ter garantia necessária para a operação, garantia esta que varia de ativo para ativo.
Quem define essa taxa e o período de aluguel é a ponta doadora, entretanto, se as taxas estiverem muito acima do valor das taxas dos ativos alugados negociadas no mercado, a ponta doadora pode não encontrar interessados, por isso é importante se manter atualizado das taxas de aluguéis exercidas no mercado. Clicando aqui, você tem acesso a todas as taxas utilizadas no último pregão da bolsa de valores.
A Vitreo também cobra uma taxa de 30% sobre o aluguel das ações. Mas o valor é pago pelo tomador dos ativos e o doador receberá o valor do rendimento líquido na conta Vitreo.
O aluguel pode ser liquidado a qualquer momento por qualquer investidor, desde que não tenha carência. Caso a liquidação do empréstimo de ativos seja solicitado pelo doador, a B3 dá 3 dias para que o tomador tenha tempo hábil para recomprar os ativos ou procurar outra ponta doadora.
Para que o tomador possa liquidar o empréstimo de ativos realizado, por sua vez, a recompra de tais ativos e a devida liquidação destas operações precisam ter ocorrido antes da efetiva liquidação dos empréstimos de ativos.
A margem do ativo volta para a carteira em um dia útil após a liquidação do aluguel tomador.
Antes de realizar o aluguel de ações é importante ficar atento ao seguinte detalhe: o tomador precisa ter investimentos capazes de garantir o compromisso de que os ativos emprestados sejam devolvidos para a ponta doadora.
A Vitreo também oferece o serviço de custódia remunerada para te auxiliar nas estratégias de aluguel de ativos disponíveis em sua carteira.
Todos os ativos negociados no VTrade estão disponíveis para operações de aluguel.
Veja mais:
Passo a passo para realizar o aluguel de ações