O que é?
O período de cotização é o tempo entre a solicitação (aporte ou resgate) e a conversão de seu dinheiro em cotas ou de suas cotas em dinheiro.
Período de cotização – Aporte:
O período de cotização em aporte, é o tempo que leva para sua aplicação se converter em cotas e você efetivamente virar cotista do fundo.
Vamos usar como exemplo o Emerging Market Equities, que é um fundo da Vitreo que investe em empresas globais de países emergentes. O prazo de cotização deste fundo é de D + 1 (dia útil), ou seja, após o dia da aplicação (“D”) você deve aguardar 1 (um) dia útil para sua aplicação transformar-se em cotas e você virar cotista do fundo.
Também temos alguns fundos no qual o prazo de cotização é D+0. Como é o caso do Vitreo Moedas Life, que é um fundo da Vitreo que investe em moedas fortes além do dólar. Neste caso, considerando que o prazo de cotização é D+0, no mesmo dia em que você realizar o aporte, seu dinheiro vai se transformar em cotas e você já vira um cotista deste fundo.
Ah, é importante ficar atento ao horário limite para movimentação do fundo, que, no caso do Vitreo Moedas Life e de outros fundos da Vitreo, é às 16 horas horas. Caso você invista depois desse horário, o prazo de cotização é iniciado no próximo dia útil ao investimento.
Por exemplo: Eu decidi investir no Vitreo Petróleo, nosso fundo que investe em contratos futuros de petróleo. O prazo de cotização deste fundo é D+0, mas eu realizei o aporte às 18 horas de uma sexta-feira. A cotização do meu investimento só irá ocorrer no próximo dia útil, ou seja, na segunda-feira seguinte à data do meu pedido de aporte. Isso porque eu realizei o aporte fora do horário de movimentação da Vitreo.
Você consegue acompanhar a cotização de seus investimentos em:
Área logada > Financeiro > Produtos > Movimentações
Para acompanhar seus investimentos após o período de cotização, acesse:
Área logada > Minha carteira > Fundos de investimento
Período de cotização – Resgate:
O período de cotização em resgate, é o tempo entre a solicitação de resgate e conversão de suas cotas em dinheiro.
Ao final deste período, é definido o valor final pelo qual as cotas serão resgatadas.
Vamos usar de exemplo o Tech Asia, que é um fundo da Vitreo que investe em empresas de tecnologia no continente asiático. O prazo de cotização deste fundo é de 10 dias corridos após a solicitação de resgate. Ou seja, durante esses 10 dias você ainda é um cotista e ainda está sujeito a rentabilidade do fundo.
Depois deste prazo, as cotas são convertidas em dinheiro. Também é necessário esperar mais 2 dias contados da data da cotização, que é o prazo de liquidação do fundo para que você possa receber o valor das cotas convertidas em dinheiro. Durante esses dois dias do período de liquidação (que podem variar de fundo para fundo), o valor não está mais sujeito a rentabilidade do fundo, é apenas um período para a empresa depositar o pagamento em sua conta.
Ah, é importante ficar atento ao horário limite para movimentação, que é às 16 horas para o fundo Tech Asia e para outros fundos da Vitreo. Caso você solicite o resgate depois desse horário, o prazo de cotização é iniciado no próximo dia útil à solicitação.
Por exemplo: Eu decidi resgatar parte dos meus investimentos em um fundo. O prazo de cotização deste fundo é D+0, mas eu realizei o pedido de resgate aporte às 18 horas de uma sexta-feira. A cotização do meu pedido de resgate só irá ocorrer no próximo dia útil, ou seja, na segunda-feira seguinte à data da minha solicitação. Isso porque eu realizei o pedido de resgate fora do horário de movimentação da Vitreo. Após o processo de cotização, o valor correspondente estará disponível na minha conta Vitreo passado o período de liquidação do fundo.
Você consegue acompanhar o processo de resgate em:
Área logada > Financeiro > Produtos > Movimentações
Conheça nossos fundos
Invista Agora