O que é CDB?
O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título privado emitido por bancos, com o objetivo de captar recursos para financiar atividades como, por exemplo, de crédito.
Uma explicação mais simplista é a de que o cliente empresta seus recursos ao banco por um prazo acordado, e o banco devolve esse montante acrescido de uma taxa de juros no período.
Há três tipos de CDBs:
- Prefixados: possuem a remuneração atrelada a um percentual do CDI, e por isso é possível estimar o valor que será resgatado no seu vencimento;
- Pós-fixados: acompanham a variação no período de aplicação da taxa de juros do país (Selic) e costuma ser o mais comum entre os investidores;
- E os que remuneram a uma taxa prefixada somada a algum índice de inflação, como IPCA ou IGP-M;
O CDB é mais indicado quando os juros estão em tendência de alta, porque a rentabilidade acompanha a elevação da taxa e é necessário se atentar ao % do CDI que está sendo oferecido pela instituição financeira, que pode variar de cerca de 100% a 150% do CDI.
Há a possibilidade de optar por um CDB que possui liquidez diária. Há outros que estabelecem datas prefixadas para resgate.
Os títulos de CDB são cobertos pelo FGC (até R$ 250 mil).
O que é CDI?
Certificados de Depósito Interbancário (CDI) são títulos negociados exclusivamente entre os bancos. Resumindo, é um título que é utilizado para os bancos emprestarem dinheiro uns aos outros.
Há uma regra do Banco Central que define que os bancos precisam fechar o dia com saldo positivo em caixa e, caso o volume financeiro de saques diário supere o de volume dos depósitos realizados no banco, a diferença deve ser fechada com o empréstimo de recursos de outros bancos, que estejam com um balanço positivo no dia, e isso é feito através dos títulos de CDI. Isso ocorre para garantir a fluidez do mercado e garantir que o banco possa honrar todos seus compromissos, protegendo os correntistas.
A taxa média desses empréstimos realizados entre os bancos é adotada como uma das taxas de referência para o mercado e aplicações financeiras.
Quer investir em Renda Fixa?
Clique aqui!