A sua pontuação de suitability, em conjunto com o seu perfil de investidor, funciona como uma "dieta de pontos". Cada perfil de investidor pode "consumir" até um determinado número de pontos, assim como cada produto (carteira administrada, fundos, ações etc) possui um número de pontos específico.
Quem define quantos pontos cada produto tem é a área de gestão da Vitreo junto com o comitê de risco. Na ficha técnica de cada produto, você consegue visualizar a sua pontuação:
Por exemplo, ativos de renda variável possuem uma pontuação maior que os de renda fixa.
Já o perfil de investidor é divido em:
Conservador – o investidor conservador não possui muita tolerância a risco, prefere ficar em áreas mais “seguras”. Geralmente, quem se encaixa nessa categoria está focado em preservar o patrimônio e prefere investir seus recursos em aplicações de baixo risco, como as de renda fixa.
Moderado – o investidor moderado pode ser considerado um meio termo entre o conservador e o arrojado. Ao mesmo tempo que preza pela segurança, está disposto a tolerar algum tipo de risco para buscar retornos melhores.
Arrojado – por último, o investidor arrojado é aquele que tem mais tolerância ao risco. Ele não se abala muito com perdas a longo prazo porque possui a visão de longo prazo dos seus investimentos. Esse tipo de investidor compreende mais as variações de mercado e sabem que a longo prazo terão resultados positivos.
Na Vitreo, o perfil de investidor tem um adicional que deixa o resultado mais específico: junto ao seu perfil, você pode ser iniciante, conhecedor ou experiente, tudo de acordo com o seu conhecimento. Assim, as combinações possíveis são:
- Conservador iniciante
- Conservador conhecedor
- Conservador experiente
- Moderado iniciante
- Moderado conhecedor
- Moderado experiente
- Arrojado iniciante
- Arrojado conhecedor
- Arrojado experiente
Outro fator que entra para a conta é a sua disponibilidade financeira, ou seja, os valores que você informa ao fazer seu cadastro conosco em aplicações financeiras e renda mensal.
Caso você seja um investidor conservador, que tenha uma pontuação limitada mas queira investir em ativos de alto risco, teremos que levar em conta a porcentagem dos seus investimentos em ativos de pontuação alta. Isso serve para que o seus investimentos condizam com o seu perfil de investidor.
Exemplo: Um investidor conservador que esteja disposto a investir R$ 10 mil no fundo Tech Asia, cuja pontuação é 40, não pode aplicar todo o recurso nesse fundo, mas sim uma pequena porcentagem desse dinheiro. O restante deve ser aplicado em ativos que correspondam com seu perfil, como renda fixa ou alguns multimercados.
Para entender mais sobre a pontuação de suitability, leia o Diário de Bordo, escrito pelo Jojo, nosso CIO, que fala um pouco mais sobre o assunto.
Conheça nossos fundos
Conheça nossos fundos