Para transferir seus ativos de Renda Fixa para a Vitreo, siga os passos abaixo:
1. Você precisa entrar em contato com a corretora de origem (onde os ativos estão custodiados) e solicitar a STVM (Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários), documento necessário para a transferência de ativos entre corretoras. A Vitreo disponibiliza o modelo padrão de STVM, mas alguns administradores ainda exigem uma carta formal solicitando a transferência. É importante verificar esse procedimento com a corretora cedente.
*É obrigatório que a sua assinatura esteja digitalizada de forma idêntica a seus demais documentos e não somente com seu nome completo por extenso.
2. É preciso que você preencha e assine a STVM. Algumas corretoras exigem o reconhecimento de firma do documento, é importante verificar essa questão com a instituição de origem. Clique aqui e veja um passo a passo detalhado de como preencher a STVM.
3. Você precisa enviar o documento preenchido e assinado via correio, e-mail e, em alguns casos, pela própria plataforma da corretora cedente. Caso seja necessário enviar por correio, aqui estão os endereços de algumas corretoras:
Rico: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, nº 1.909 -São Paulo Corporate Towers – Torre Sul – 25º até 30º Andar, CEP: 04543-907
Easynvest: Av. Dr. Cardoso de Melo, 1608, 14º Andar, Vila Olímpia - São Paulo/SP, CEP: 04548-005
XP: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, nº 1.909 - Torre Sul – 25º até 30º Andar - São Paulo Corporate TowersSão Paulo - SP, CEP: 04543-907
4. Após o envio da STVM para a corretora cedente, é preciso que você envie a nota de aplicação dos seus investimentos para a Vitreo (por aqui), para que o emissor possa ser analisado, aprovado e assim realizarmos a transferência.
5. Por fim, assim que enviar, você deverá aguardar a instituição de origem verificar a STVM e transferir os ativos para a Vitreo.
Tudo que você precisa saber antes de transferir seus ativos:
- O processo de transferência de seus ativos só começa quando a carta de Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários estiver preenchida e for enviada para a corretora de origem.
- Quando o pedido de transferência dos ativos chegar na corretora de origem, o prazo de transferência de custódia vai começar a valer para a corretora cedente. É neste momento que a Vitreo é oficialmente informada que vai receber a sua transferência.
- Em alguns casos é solicitado o reconhecimento de firma de assinatura da carta. Veja a necessidade disso com a sua corretora de origem.
- A Vitreo é apenas receptora da transferência, nós não podemos cobrar a corretora de origem para que o seu processo seja concluído. Por isso, indicamos que você acompanhe a solicitação junto com a sua corretora de origem.
- A transferência será recusada se não conter a assinatura digitalizada idêntica aos demais documentos apresentados.
Para o preenchimento da STVM, veja o tutorial que preparamos: