É claro que nunca esperamos por algo assim, mas caso ocorra, elaboramos um passo-a-passo para que o herdeiro/inventariante de nosso Cliente saiba como agir neste momento difícil.
No caso de falecimento de algum Cliente Vitreo, seus herdeiros somente poderão solicitar o resgate e/ou transferência dos valores existentes na Conta Vitreo após a conclusão do Processo de Inventário, seja ele judicial ou extrajudicial.
Para ajudar, nas próximas linhas vamos te explicar o passo-a-passo do nosso processo.
- Comunicação do Falecimento do Cliente à Vitreo
Em um primeiro momento, o herdeiro/inventariante deverá comunicar o falecimento do Cliente, por meio do e-mail relacionamento@vitreo.com.br, encaminhando a Certidão de Óbito e o Termo de Nomeação de Inventariante.
Após a análise desses documentos a Vitreo realizará o bloqueio imediato da Conta e dentro de até 10 (dez) dias úteis emitira a Declaração de Posição – Documento oficial relacionando todas as posições e valores investidos de titularidade do Cliente. Este documento deverá ser juntado ao processo de Inventário pelo Inventariante.
- Envio da Escritura de Inventário
Após a conclusão do Processo de Inventário, o Herdeiro/Inventariante deverá encaminhar a Escritura Pública de Inventário à Vitreo, bem como informar a opção de transferência dos valores desejada:
Primeira opção: Transferência de titularidade dos ativos entre contas Vítreo; Segunda opção: Liquidação dos ativos e transferência em valor financeiro em conta bancária.
A análise da Escritura de Inventário e efetivação das ações previstas a partir da opção escolhida pelo Herdeiro/Inventariante poderá demorar até 10 (dez) dias úteis.
- Transferência da Titularidade dos Ativos ou dos Valores Financeiros
Caso escolha(m) pela primeira opção, o(s) herdeiro(s) deverá(ão) abrir uma conta na Vitreo ou informar os dados caso já a possuam, a depender do caso poderá ser solicitado a assinatura e envio de uma STVM para cada herdeiro, nos termos da regulamentação aplicável ao mercado de valores mobiliários.
Caso opte(m) pela segunda opção o(s) herdeiro(s) deverá(ão) estar ciente(s) de que a transferência dos valores financeiros somente será realizada após a cotização e resgate de todos os ativos integrantes da Conta de titularidade do Falecido, logo deverá(ão) conhecer tais prazos.
Existe uma observação importante a ser feita: durante a cotização, os ativos podem oscilar de valor de acordo com a marcação a mercado. Caso você tenha dúvidas sobre esse tema, não hesite entrar em contato com o nosso atendimento.
Esperamos ter ajudado você a entender melhor todo o processo no caso do falecimento de um cliente Vitreo, no entanto compreendemos que tudo isso ocorre em um momento delicado e que muitas dúvidas poderão surgir, então não hesite em nos contatar, o nosso time de atendimento está à disposição para prestar todo o suporte necessário. Abaixo você consegue acessar o link contendo nossos canais de atendimento.
Como faço contato com a Vitreo?
Conte conosco sempre!