Queremos proporcionar a melhor experiência durante a portabilidade do seu plano de previdência para a Vitreo. Entretanto, o processo de portabilidade depende da seguradora de origem, que pode recusar a proposta por diferentes motivos.
Caso tenha recebido alguma mensagem informando que a sua proposta de portabilidade foi recusada, entre em contato com a seguradora do seu plano de previdência que deseja portar para esclarecer o motivo da recusa.
Dependendo da recusa, você deverá reenviar sua proposta de portabilidade por meio do nosso site.
Saiba mais sobre os principais motivos de recusa da portabilidade:
Participante não encontrado
O motivo de recusa "participante não encontrado" significa que o investidor não foi encontrado nos registros da seguradora de origem.
Essa recusa normalmente ocorre quando algum dado pessoal é cadastrado incorretamente ou a portabilidade é solicitada por quem não é o titular do plano.
Sendo assim, é necessário que você revise os dados fornecidos e envie uma nova proposta.
Para fazer a portabilidade é preciso que o titular do plano de previdência tenha cadastro com a gente. Isso também vale para portabilidade de menor de idade.
Plano não identificado
Participante em carência
O motivo "participante em carência" significa que o plano na seguradora de origem encontra-se no período de carência, período no qual impossibilita a portabilidade. Entre em contato com a sua seguradora de origem para verificar as possibilidades.
Saldo insuficiente
O motivo de recusa "saldo insuficiente" significa que o saldo do plano de origem é inferior ao valor solicitado na portabilidade.
Titularidade divergente
Regime tributário divergente
O motivo de recusa "regime tributário divergente" significa que o regime tributário enviado na proposta de portabilidade diverge daquele vigente na seguradora cedente. Por exemplo: o regime tributário do plano em questão é progressivo e a proposta preenchida para a portabilidade na Vitreo é para um regime regressivo.
Ao fazer a portabilidade, você deve manter o regime tributário do seu antigo plano.
A boa notícia é que após a portabilidade ser concluída, você poderá alterar de tabela progressiva para regressiva. Essa alteração é possível até o último dia útil do mês seguinte à contratação.
Tipo de plano divergente
O motivo de recusa "tipo de plano divergente" significa que a modalidade do plano informada na proposta diverge daquela vigente na seguradora de origem.
Pelas regras de previdência complementar, a portabilidade só pode ser feita entre planos de mesma natureza, isto é, de PGBL para PGBL e de VGBL para VGBL.
Prazo de diferimento expirado
Fundo sem saldo em plano multifundo
O motivo de recusa "saldo insuficiente" significa que o saldo do plano de origem é inferior ao valor solicitado na portabilidade. Sendo assim, é necessário que você revise os dados fornecidos e envie uma nova proposta.
Cancelado por transferência interna
Esse motivo significa que o plano solicitado para portabilidade já foi migrado para outro plano da mesma seguradora de origem.
Se esse é o seu caso, entre em contato com a seguradora de origem para obter os dados do plano para migração e envie uma nova proposta de portabilidade por meio do nosso site, na sua área logada.