Para cadastrar um menor de idade, as informações devem ser feitas em nome do menor. Caso o menor não possua renda ou patrimônio, esses dados podem ser preenchidos levando em conta a renda e o patrimônio do responsável legal.
Siga os passos abaixo:
1º - Acesse o site da Vitreo e clique em “Login”
2º - Complete com alguns dados básicos como Nome, CPF, e-mail do menor de idade e telefone. Você pode cadastrar seu telefone, mas o e-mail usado no cadastro do menor não pode estar sendo usado em outro. O sistema só permite um e-mail por cadastro.
3º - Após definir a senha, você receberá um código de verificação de 6 dígitos via e-mail ou SMS. Você deve utilizá-lo para prosseguir o cadastro
4º - Pronto! A conta já está aberta. Mas para que possa realizar transações em nome do menor de idade, é preciso que complete algumas informações. Para isso, acesse a área logada e clique em “Completar cadastro”
5º - Você deve preencher todas as informações de todos os tópicos abaixo, desde “Dados pessoais” a “Declarações e autorizações”. No campo "Profissão", é possível selecionar a opção "Estudante" ou "Outros" caso o menor de idade ainda não trabalhe.
Atente-se: para cadastro de um menor, o responsável legal não precisa se identificar como procurador.
6º - Ainda podemos pedir que você envie alguns documentos de identificação do menor de idade. Esses documentos precisam ser enviados por meio da área logada e o tamanho limite de upload do arquivo é de 8MB. Se você já enviou os documentos para a gente, é só aguardar o processo de análise, que costuma levar até 2 dias úteis.
7º - O próximo passo é responder o questionário de suitability, que tem por finalidade entender o perfil do investidor, considerando seus objetivos, sua capacidade financeira, seu conhecimento sobre investimentos e a sua tolerância ao risco. Com base nas respostas, sugerimos a porcentagem ideal para investir nos nossos produtos.
Importante lembrar que os documentos necessários para cadastro do menor de idade são:
- Documento de Identificação (RG, Certidão de nascimento, Passaporte com filiação);
- CPF do Menor;
- CPF do responsável legal;
- Comprovante de Residência do responsável legal (emitido no máximo há 6 meses. Pode ser uma conta de consumo, boleto de condomínio, IPTU/IPVA);
- Declaração de responsabilidade preenchida e assinada pelo responsável legal.
Importante: se o responsável legal não for o pai ou mãe, também deverá ser encaminhado um documento que comprove a guarda, tutela, curatela ou qualquer outro documento que comprove a responsabilidade sob o menor, assinado e reconhecido em cartório.
Ah, no campo Aplicações Financeiras, você deve preencher com os recursos que tem investido em outras instituições. Caso este seja seu primeiro investimento, no campo Aplicações Financeiras, insira o valor exato (se souber) ou aproximado do valor que pretende investir na Vitreo. Este campo é super importante de ser preenchido corretamente, pois é com base nessa informação que fazemos nossos controles de lavagem de dinheiro. Além disso, é preciso que o menor de idade seja o titular da conta bancária de origem, a qual você vai mandar os recursos para sua conta da Vitreo, para que não haja divergência no CPF.
Preparamos um vídeo com o passo a passo da abertura de conta na Vitreo DTVM. Confira: