Os fundos de investimento podem ser classificados de acordo com os ativos que o compõem e com base na sua tributação. Os principais tipos de fundo são: fundos de renda fixa, fundos multimercado e fundos de ações.
- Fundos de Renda Fixa (FIRF):
Os fundos de renda fixa tem sua carteira composta por, no mínimo, 80% dos investimentos em renda fixa, como títulos públicos (Tesouro Direto, Letras de Crédito Imobiliário, entre outros) ou títulos privados (debêntures, CDB e outros). A maioria dos fundos de renda fixa são indexados, ou seja, buscam seguir um determinado indicador, como o CDI.
- Fundos de Ações (FIA):
Os fundos de ações são fundos de renda variável que precisam ter, no mínimo, 67% da sua carteira composta por ações da bolsa de valores. Eles geralmente tem como objetivo superar seu benchmark - quando seguem um determinado indicador, que na maioria das vezes é o Ibovespa.
- Fundos Multimercado (FIM):
Os fundos multimercados podem investir em ativos de renda fixa e variável simultaneamente. Sua carteira pode ser composta por títulos de renda pública, ações, moedas, derivativos e outros ativos escolhidos pelo gestor do fundo.
Os fundos podem, também, ser divididos com base em como os impostos incidem neles. São estas as 3 classificações: Fundos de Ações, Fundos de Curto Prazo e Fundos de Longo Prazo.
- Fundos de Ações:
Todos os fundos de ações estão sujeitos a 15% de imposto de renda sobre o rendimento no momento do resgate dos recursos.
- Fundos de Curto Prazo:
Esses fundos possuem um prazo médio igual ou inferior a 365 dias. O imposto de renda incide no momento do resgate conforme o tempo de aplicação. Se o resgate for feito antes de 180 dias, a alíquota do imposto é 22,5%. Porém, se feito após 180 dias, a alíquota será 20%.
- Fundos de Longo Prazo:
Os fundos de longo prazo são aqueles com prazo médio igual ou superior a 365 dias. A incidência do imposto de renda funciona conforma a tabela abaixo, conforme o tempo de aplicação dos recursos:
Prazo ......................................... Taxa
Até 180 dias ....................... 22,5%
De 181 a 360 dias ................ 20%
De 361 a 720 dias ............. 17,5%
Acima de 720 dias ................ 15%
Ficou interessado?
Conheça nossos fundos.