Investidor qualificado é uma categoria de investidores definida pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) conforme a sua Instrução 539.
É considerado um investidor qualificado aquele que possui conhecimentos avançados e experiência suficiente no ramo para entender determinados riscos relacionados aos seus investimentos. Para ser considerado investidor qualificado é necessário se enquadrar ao menos em um dos seguintes requisitos:
Ser certificado pelos exames reconhecidos pela CVM:
- PQO;
- CPA 10 e 20;
- CAIA;
- FRM;
- CQF;
- CFG;
- CGE;
- ABECIP ( CA 600, CA 400 e CA 300);
- CTP;
- FPA;
Um investidor qualificado pode ser, ainda, pessoas, físicas ou jurídicas, que possuam aplicações financeiras acima de R$ 1 milhão. Não se enquadram no rol de aplicações financeiras os imóveis, empresas, automóveis. Além disso, essas aplicações devem ser no CPF ou CNPJ do próprio investidor, e não no nome de dependentes ou pessoas vinculadas a ele.
Um investidor qualificado pode ter acesso a produtos financeiros exclusivos, como por exemplo: fundos de investimento no exterior, CRIs, CRAs e outros produtos específicos com um grau de risco considerado elevado.
Caso você seja um investidor qualificado e queira ter acesso a produtos exclusivos da Vitreo, você pode atualizar o seu cadastro. Se você tem mais de R$ 1 milhão em aplicações financeiras, mas não havia preenchido seu cadastro corretamente, você pode atualizá-lo. Para isso, siga os passos abaixo:
- Acesse sua área logada
- Clique em seu nome, no canto superior direito
- Clique em "Meu cadastro"
- Na seção "Declarações e autorizações", haverá um campo para que você se auto declare investidor qualificado por meio de patrimônio ou certificação.
Obs.: Cabe lembrar que o preenchimento incorreto das informações necessárias para o investimento poderá configurar falsidade ideológica, nos termos do artigo 299 do Código Penal.