Dentro do Carteira Universa existem diferentes tipos de produtos de investimento, como renda fixa, ações, opções, fundos imobiliários, ouro e dólar.
A categoria desses ativos do Carteira Universa é chamada de "Caixinha".
Conheça e entenda as "caixinhas" do Carteira Universa:
Caixinha de Renda Fixa: dentro desta classe de ativo, a alocação é feita nos investimentos em títulos públicos (também conhecidos como Tesouro Direto) e/ou títulos privados (ex.: Debêntures, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letras Hipotecárias (LH) e Letras de Câmbio (LC)).
O objetivo desta "caixinha" é controlar o risco das outras posições.
Caixinha de Renda Variável (ações e opções): nesta classe de ativo, os recursos são alocados em ações de companhias de diversos tamanhos e de diferentes setores de atuação.
Com esta alocação, buscam-se oportunidades para multiplicação de capital.
Opção é um contrato realizado entre duas partes, o comprador (titular) e o vendedor (lançador). O comprador paga um valor pela opção e tem o direito (não a obrigação) de exercer a opção conforme o preço predeterminado (preço de exercício ou strike). Já o vendedor (lançador) tem a obrigação de honrar a operação, comprando ou vendendo o ativo conforme acordo já estabelecido na negociação da opção.
Com as opções de compra (call) e opções de venda (put), tem-se como objetivo proteger a Carteira contra fortes oscilações negativas e multiplicar os ganhos quando notícias positivas afetam alguma ação específica, respectivamente.
Caixinha de Ações - Tático
: nesta "caixinha", a alocação é feita em ações que normalmente passarão por distorções momentâneas nos preços dos ativos, geradas por eventos ligados aos mais diversos tipos de ativos. Ex.: fechamento de capital, aquisições, recompra de títulos, entre outros.
O objetivo desta "caxinha" é de se apropriar de ganhos financeiros gerados por acontecimentos.
Caixinha de proteções (dólar, ouro e opções): o ouro e o dólar são ativo bastante interessantes para a Carteira, pois servem como uma forma de proteção.
Historicamente, em cenários de choques econômicos, a variação do ouro tende a ser expressiva.
Já o dólar, moeda forte da economia, além de servir como proteção para a Carteira, para alguns momentos, também poderá trazer algum lucro para outros.
Caixinha de FIIs: nesta categoria, a alocação é feita em fundos de investimento Imobiliários, que investem em ativos do mercado imobiliário. Esse investimento pode ser feito em empreendimentos comerciais e/ou residenciais.
O intuito desta "caixinha" é proporcionar exposição ao setor imobiliário, voltado ao negócio de imóveis físicos, e geração de um fluxo mensal de entrada de recursos, para ajudar na geração de renda e no rebalanceamento do portfólio.
Quer investir no Carteira Universa?
Invista Agora